segunda-feira, 28 de março de 2011

Review - Angles



O tão aguardado "Angles" (quarto CD dos Strokes) foi lançado semana passada (dia 22 de Março). Mas como todo bom - ou mal - artista atual, no dia 14, ele vazou e já estava disponível na íntegra no site da banda.

Eu não resisti e fui dar uma olhada (ou melhor, uma ouvida) no site dos caras. A primeira impressão que eu tive foi de um álbum diferente daquilo que os Strokes costumavam fazer. O "Angles" tem boas doses de sintetizadores e um ar oitentista (aquela coisa meio brega, mas com qualidade).

A primeira música de trabalho foi "Under Cover Of Darkness", que foi lançada um mês antes do lançamento oficial do álbum:

Foi ouvindo ela que eu consegui perceber que os Strokes tem uma marca muito forte. Essa identidade da banda é boa até certo ponto, já que fica fácil de reconhecer e aceitar uma música nova. Mas, futuramente, correm o risco de caírem na mesmice...

Foi nesse ponto da história que vaza a segunda música..."You're So Right":

Tenho que confessar que essa música me pegou de surpresa, já que ela é totalmente eletrônica! Foi aí que eu pensei: Eles mudaram totalmente de estilo!

E ai, sou surpreendido novamente com o lançamento do CD e vejo que por mais que algumas músicas sejam diferentes como "You're So Right", "Two Kinds of Happiness" e "Call Me Back", a raiz dos Strokes foi preservada em músicas como "Under Cover Of Darkness", "Machu Picchu", "Taken For a Fool". Essa minha opinião gerou certas discussões na faculdade. Teriam os Strokes, mudado de cara? Li críticas do CD, opiniões de amigos, comentários de músicos, programas de tv e rádio e nada era consensual.

Bom, eu já tinha escutado o CD inteiro no site, mas dia 24 estava eu lá na Livraria Cultura com o CD na mão e com aquela indagação na cabeça.

Depois de ouvir, milhões e milhões de vezes o "Angles" consegui enxergar algo que estava explícito na capa do CD: o nome do álbum é "Angles"!!!
Se eles mudaram ou não de identidade, isso vai depender do modo que você ouve o CD! Ou seja, são diversos ângulos diferentes de se observar uma mesma imagem. Toda essa percepção vai depender da sua carga musical ouvida até hoje, da forma como você enxergava a banda e também de quantas vezes você ouviu o "Angles". Afinal, ninguém entende um texto complexo lendo apenas uma vez e nem compreende um quadro de Da Vinci se ele estiver virado para parede.

Para ouvir o álbum inteiro no site da banda:

Um comentário:

Camila disse...

Interessante a forma como você justifica o fato de Angles definitivamente não ser um daqueles álbums que só é preciso ouvir uma vez para entender e, então, gostar. Até mesmo eu, fã incondicional dos caras, precisei ouvir uma segunda vez antes de afirmar com certeza que é um CD pra lá de ótimo, apesar de ter sim ficado meio fisgada e atraída pelas canções dele desde os primeiros segundos delas. Não poderia ser nomeado diferente, e, sinceramente, não poderia ter ficado melhor. Eu fiquei tão satisfeita...